Tabagismo
INTRODUÇÃO p 1.1 – Efeitos do Tabagismo......................................................................................................p 1.2 – Tabagismo no período da gestação p 2. Tabagismo e a prevenção p 3.Conclusão................................................................................................................................p REFERÊNCIAS.............................................................................................................................p Bibliografia................................................................................................................................p
INTRODUÇÂO:
O tabagismo hoje é considerado uma verdadeira pandemia mundial, afetando pessoas de diversas idades, culturas e níveis sociais.
O tabagismo é também considerado pela Organização Mundial de saúde o maior fator isolado e evitável de óbitos do planeta.
Seu uso cresceu assustadoramente nas ultimas décadas, chamando a atenção de autoridades, estudiosos e profissionais de saúde quanto aos malefícios que tem desencadeado no organismo daqueles que consomem os produtos derivados do tabaco e os meios de comunicação e a publicidade se encarregaram de divulgar e utilizar de estratégias para levar as pessoas a experimentar cigarros e derivados de tabaco.
A princípio, quando descoberto, o tabaco era utilizado com fins curativos, porém, na década de 60, estudos comprovaram que o uso do tabaco tem aumentado a incidência de doenças relacionadas ao aparelho respiratório, doenças vasculares, cardiovasculares, diversos tipos de câncer e outros males. Causando dependência física e psíquica, e numerosas mortes prematuras.
O tabagismo passivo também é motivo de preocupação, pois a exposição involuntária à fumaça do tabaco pode causar malefícios à saúde e desencadear doenças respiratórias e diante disso o governo federal proibiu o uso do cigarro em qualquer espaço seja ele público ou privado (lei 12.546, 14 de