Tabagismo 1
- nervosismo, irritabilidade (estresse)
- ansiedade
- distúrbios do sono (insônia...)
- dor de cabeça
- falta de concentração
- fadiga
- aumento do apetite e ganho de peso, sabemos que quando os fumantes param de fumar de forma definitiva, 80% ganham em média 7 quilos, de acordo com vários estudos. Este ganho de peso não está relacionado com uma alimentação de elevado teor calórico para compensar a abstinência, mas sim à modificação da composição da flora intestinal, de acordo com os pesquisadores suíços que publicaram um estudo em agosto de 2013. Ler :Parar de fumar engorda - Flora intestinal em jogo
- transpiração excessiva
- vertigens
Estes efeitos ocorrem devido à falta de nicotina no organismo e podem ser amenizados através dos seus substitutos.
Fumar imediatamente após acordar é ainda mais perigoso
Um estudo realizado nos EUA publicado em agosto de 2011 mostrou que pessoas que fumam um cigarro 30 minutos após terem acordado, possuem um risco 79% maior de desenvolver câncer de pulmão em comparação com aqueles que esperam pelo menos uma hora antes de fumar o seu primeiro cigarro do dia. Este estudo foi realizado com 4.775 pessoas que sofriam de câncer e 2.835 que não sofriam dessa doença, sento todos fumantes.
É interessante notar que "fazer fumaça" é parte de uma cerimônia que pode ser difícil abandonar. O ato de fumar também entra em jogo, por vezes ligada a determinadas épocas do dia (após as refeições, por exemplo). Um grande mercado se desenvolveu neste contexto, o do cigarro eletrônico que também pode conter nicotina ou não (por ex. na Suíça, é ilegal vender cigarros eletrônicos que contêm nicotina, mas na França é legal).
Veja a seção: Tratamento do tabagismo - Parar de fumar
Ler a seqüência: grupos de risco tabagismo