T4FGV

661 palavras 3 páginas
Fundação Getúlio Vargas
Turma 4 - MBA Gestão em Saúde

Ética e Responsabilidade Social em Saúde

1. O capítulo aborda a origem da ética, como resultado de mentes que buscavam uma resposta racional para a pergunta sobre como devemos alcançar uma boa vida, de uma forma bela e justa. A preocupação central da ética é discernir o certo do errado. Ética e saúde são duas das mais importantes dimensões do existir por existir uma profunda ligação subjetiva e objetiva entre elas. No campo da saúde existem questões de profunda complexidade para se discernir eticamente, que podem acabar por esbarrar em dimensões legais, pessoais, sociais, familiares e estatais com dimensão ética, o que dificulta a capacidade de encontrar no emaranhado o mais correto a ser feito.
O núcleo estratégico da saúde para o qual se deve buscar a excelência da decisão ética está nas mãos dos médicos e gestores; ambos tem em comum o fato de possuir poder, ainda que em níveis diferentes, para tomar decisões capazes de afetar por extensão um número significativo de pessoas. Deve-se investir intensamente na saúde ética dos profissionais estratégico, pois a formação de uma consciência e comportamento ético não dependem somente do processo de educação formal.
Nos serviços de saúde, a questão ética e a responsabilidade social apresentam um peso maior se comparadas à outros setores pois os usuários do serviço quando vitimados por uma gestão não ética são lesionados em seu direito fundamental. A gestão de clínicas e hospitais é de particular dificuldade, uma vez que não se pode tratar essas instituições apenas como negócios pois em seus leitos e corredores vivem pessoas em profunda vulnerabilidade, carentes de uma segurança roubada pela enfermidade. Alcançar um equilíbrio entre prestar um atendimento humanitário e lucrar com esses mesmos atendimentos é uma tarefa para um gestor que consiga pensar mais integralmente.
Ética e responsabilidade social são dois aspectos estratégicos imprescindíveis para a gestão

Relacionados