T1 Analise das Demonstra es Cont beis
Acadêmica: Simone de Oliveira Gross
Professor: Esp. André Luiz Marchalek
Data: 06/04/2015
CAXIAS DO SUL – RS
Resumo
O presente trabalho tende a evidenciar a utilidade das demonstrações contábeis/financeiras como instrumento de auxilio para a tomada de decisões gerenciais. Abordará conceitos sobre as principais demonstrações contábeis, e as análises de demonstrativos. Este trabalho não tende a ser de caráter exploratório, mas de referencias bibliográficas conceituadas na área contábil.
Introdução
As demonstrações Contábeis são relatórios embasados em fatos e atos registrados na contabilidade de uma entidade, desta forma, a sua estrutura deve ser adequada para transmitir a seus usuários segurança e confiabilidade. Segundo Marion (2012) a análise das demonstrações contábeis é também conhecida como análise das demonstrações financeiras, as demonstrações são fundamentais para visibilidade quanto da real situação econômico-financeira da entidade.
Desenvolvimento
Demonstrações Contábeis
Conforme art. 176 da Lei 6.404/76 as demonstrações contábeis são: o balanço patrimonial (BL), a demonstração de resultado do exercício (DRE), a demonstração das origens e aplicação dos recursos (DOAR), a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA ou Mutações do PL), a demonstração de fluxo de caixa (DFC), a demonstração de valor adicionado (DVA).
Segundo Reis (2003) as demonstrações contábeis formam num conjunto de relatórios previstos em lei, elaborados no encerramento do exercício social de determinada entidade, embasada em informações extraídas da contabilidade desta. As demonstrações contábeis são utilizadas por diversos usuários, tanto externo quanto internamente a entidade, e são destinadas à prestações de contas perante os acionistas, governos e a comunidade de sua responsabilidade para com ambos.
Ao realizar-se a análise da estrutura contábil das demonstrações apreciam-se mais detalhes da empresa,