Søren Aabye Kierkegaard
VIDA DO FILÓSOFO: Søren Aabye Kierkegaard
EQUIPE SEMINARISTAS EM TEOLOGIA
Filósofo dinamarquês, Søren Aabye Kierkegaard (1813 - 1855) foi um filósofo e teólogo dinamarquês. Nascido em 5/5/1813, Copenhague, Dinamarca, vindo a falecer em 11/11/1855, Copenhague, Dinamarca, filósofo e escritor prolífico ( prolífero, fecundo, fértil, produtivo ). Foi um dos fundadores da filosofia existencialista, encontrando sua posição filosófica ao insurgir-se contra posições aristotélicas remanescentes na filosofia, o que faz opondo-se à filosofia de Hegel (1770 - 1831). Kierkegaard não só rejeitou o determinismo lógico de Hegel - um dos criadores do idealismo alemão. Seu cômputo historicista e idealista da realidade como uma Filosofia europeia completamente revolucionada denota que foi, de fato, um importante precursor da Filosofia continental e do marxismo.
Algumas das principais correntes filosóficas existencialista.
1. A primeira é o ser humano enquanto indivíduo, e não com as teorias gerais sobre o homem. Há uma preocupação com o sentido ou o objetivo das vidas humanas, mais que com verdades científicas ou metafísicas sobre o universo. Assim, a experiência interior ou subjetiva - e aí está a influência da fenomenologia - é considerada mais importante do que a verdade "objetiva", um fundamento igual à da filosofia oriental.
2. O homem não foi planejado por alguém para uma finalidade, como os objetos que o próprio homem cria, mediante um projeto. O homem se faz em sua própria existência.
3. O mundo, como nós o conhecemos, é irracional e absurdo, ou pelo menos está além de nossa total compreensão; nenhuma explicação final pode ser dada para o fato de ele ser da maneira que é;
4. A falta de sentido, a liberdade conseqüente da indeterminação, a ameaça permanente de sofrimento, da origem à ansiedade, à descrença em si mesmo e ao desespero; há uma ênfase na liberdade dos indivíduos como a sua