Sódio, Potássio e Cloro
Sódio (Na) O sódio é um elemento de origem mineral que unido a um outro elemento (Cloro) forma o cloreto de sódio(NaCl), ou sal, como conhecemos de forma comum.
Existem também outros sais minerais que são formados pelo elemento principal sódio. Este mineral pode vir de 3 origens diferentes. Os alimentos de origem vegetal são todos muito pobres em sódio, sendo quase inexistentes em frutas, leguminosas e cereais. Porém há também alimentos de origem vegetal que apresentam maior concentração de sódio, como as algas, o aipo, espinafres e hortaliças. Já nos alimentos de origem animal, o sódio é bastante abundante, tal como no leite, carnes, ovos e peixes. Além disso, existe também o sódio adicionado em forma de sal comum. No nosso organismo, praticamente a totalidade deste mineral passa para o sangue e a função dos rins é eliminar os excessos, que em muito casos corresponde a 90% do que é ingerido nos alimentos.
Funções: Equilibra os líquidos corporais, juntamente com o potássio e cloro, manutenção do equilíbrio ácido básico, excitabilidade de músculos e controla a pressão osmótica. Carência: Convulsões, fraqueza e letargia. Excesso: Hipertensão, cefaléia, parada respiratória e eritema da pele. Necessidade Diária: 2,4g.
Potássio (K) O potássio é um elemento de origem mineral encontra-se além do normal presente em praticamente todos os tipos de alimentos, tanto de origem animal quanto vegetal, apesar de existir em maior quantidade nos alimentos de origem vegetal. Sendo o íon que se encontra em maior concentração no interior das células, é também o terceiro elemento de origem mineral mais abundante no corpo humano, perdendo apenas para o cálcio e o fósforo. Funções: Manutenção do líquido intracelular, relaxamento muscular, condução nervosa, frequência cardíaca, produção de energia, e síntese de proteínas e ácidos nucleicos. Carência: Cansaço, fadiga, fraqueza, dores musculares, hipotensão, vômitos e dilatação cardíaca.