Sócrates
Prof. : Josafá Lima
Assunto : Transitivo Verbal e Tipos de Discursos
Trabalho De Português
Introdução
O objetivo deste trabalho é analisar a transitividade verbal como elemento coesivo importante na construção textual de personagens capazes de promover relações intra e inter parágrafos, ajudando ao leitor na progressão textual e organizando, por meio desta progressão, a coerência no texto. Esses elementos “construtores de sentido” corroboram o conceito de que a língua não pode ser vista tão somente por meio de regras e nomenclaturas gramaticais, que estipulam apenas “certo” ou “errado” às estruturas usadas pelos falantes, mas como um sistema, coerente e contextualizado, que proporciona aos leitores e aos usuários “o uso” e o entendimento efetivo desse “uso”.
Discurso : é a prática humana de construir textos, sejam eles escritos ou orais. Sendo assim, todo discurso é uma prática social. A análise de um discurso deve, portanto, considerar o contexto em que se encontra, assim como as personagens e as condições de produção do texto.
Transitivo Verbal
O verbo, quanto à predicação, pode ser classificado em:
- Transitivo: é o verbo considerado de sentido incompleto, que exige complemento que lhe integre o sentido. Esse pode ou não vir revelado na oração.
- Transitivo direto: é aquele que vem acompanhado de um objeto sem preposição obrigatória (objeto direto ou objeto direto preposicionado).
O exemplo traz um verbo transitivo direto, pois o verbo comprar exige complemento para inteirar seu sentido. Quando se compra, compra-se obrigatoriamente algo.
O complemento do verbo é chamado de ‘objeto’. Quando esse objeto é ligado ao verbo sem intervenção de uma preposição é chamado de ‘objeto direto’, assim o verbo torna-se ‘verbo transitivo direto’.
Há também o ‘objeto direto preposicionado’, esse é