Sócrates e a Administração
- Karl Marx e a história da exploração do homem -
Rainer Brant
Evandro Pereira
Pedro Henrique
Heros Franco
Francisco Neto Medeiros
Kharl Marx, alemão Dr em filosofia viveu e construiu sua obra no século XIX, intelectual e ativista, ele ajudou a construir o partido comunista. A história da exploração do homem é um texto que trata do desenvolvimento dos conceitos de alienação, classes sociais, valor, mercadoria, trabalho, mal valia e modo de produção.
Trabalho e Alienação
Um dos conceitos fundamentais da teoria Marxista é a alienação onde tudo que o homem produzia ficava para o capitalista, propriedade privada e o assalariamento separavam o trabalhador dos meios de produção e do fruto do seu trabalho.
Classes sociais Havia uma ideia de que os homens eram iguais política e juridicamente porém, Marx proclamou a insistência de tal igualdade, ele afirmava que a sociedade estava dividida em proprietários e não proprietários dos meios de produção, onde a burguesia explorava o proletariado que tinham que vender a sua mão de obra por baixos salários e longas jornadas de trabalho afim de assegurar a sua sobrevivência.
As relações entre as classes sociais são complementares, pois uma só existe em relação a outra e apesar de sua oposição intrínseca elas são complementares e interdependentes.
A origem histórica do capitalismo
O capitalismo surgiu na história, devido uma pequena quantidade de pessoas, por possuírem riquezas. E nisso, a ambição de aumentar suas fortunas eram bastantes.
Com tantos acúmulos de fortunas, tinham um controle enorme sobre preços sempre praticados pelos Estados de grande poder. E com a comercialização em alta ficavam mais fortes a burguesia. Mais os artesões não poderiam concorrer com a linha de produção da indústria, pois a linha de produção da indústria ficava mais forte com a rapidez dos resultados, com suas oficinas super equipadas com máquinas de linha de produção avançada. E