sócio
Nome de Usuário Senha Lembrar de mim Esqueceu sua senha?
Login
Últimos Artigos RSS
HomeArtigosAutoresCategoriasArtigos PopularesMais ComentadosMelhores AvaliaçõesMais AvaliadosArtigos em DestaqueNovos ArtigosAtualizaçõesComo AnunciarSeja um Autor!MensagensBíblia OnlineContatoartigos@artigos.com
Home arrow Artigos arrow Sociaisarrow Administraçãoarrow Recursos Humanosarrow Racionalidade Limitada
No momento existem 32895 artigos de qualidade escritos por 7451 autores
Share on favoritesShare on email
9
Acessos8949
Publicado em2011-05-13
Escrever comentárioEnviar por e-mailImprimir/CopiarTodos os artigos deste autorAvalie este artigo1 votoFavorito:0
Racionalidade Limitada
Wagner HerreraWagner Herrera wagherrera@yahoo.com.br Fontes: SIMON H.A, Administrative Behaviour
Herbert A. Simon foi o primeiro a caracterizar os processos administrativos como processos de decisão.
Em sua obra, Simon analisa a estrutura da escolha racional humana, ou seja, o modo como o indivíduo decide, para estudar a anatomia (estrutura) e a fisiologia (funcionamento) da organização e descrever o trabalho do administrador.
Simon vê o homem como um ator econômico bombardeado por escolhas e decisões, mas que possui um número limitado de informações e capacidades de processamento.
Na sua visão, a “... organização é um sistema de decisão onde a pessoa participa de forma racional e consciente, escolhendo entre alternativas mais ou menos racionais”.
A racionalidade da decisão (adequação entre meios e fins) torna-se então, a principal preocupação da teoria administrativa, cabendo ao administrador a tarefa de distribuir e influenciar a decisão numa determinada organização.
Para Simon, a tarefa de decidir é composta de três etapas (SIMON, 1965):
1. O relacionamento de todas as possíveis estratégias que poderão ser adotadas (a estratégia representa o conjunto de decisões que determinam o comportamento a ser seguido