Só para cadastrar
a) Trituração e concentração do minério por flotação
Este processo consiste em juntar ao minério previamente triturado uma mistura de água e óleo. O óleo envolve os minerais metálicos e a água encharca as impurezas.
Em seguida injeta-se uma corrente de ar que faz o óleo espumar na superfície, arrastando com ele os minerais metálicos, de modo que, ao se separar a espuma, têm-se os minerais concentrados.
b) Ustulação do minério
Ustulação é a queima de um minério qualquer que contenha enxofre.
2CuFeS2 + 5O2 ⇒ 2Cu + 2FeO + 4SO2
O cobre assim obtido apresenta pureza de 97 a 99%. Uma purificação maior é feita por eletrólise, podendo alcançar 99,99% de pureza (cobre eletrolítico).
O mais importante depósito de cobre nativo conhecido no mundo encontra-se na península de Keweenaw, ao norte do Estado de Michigan (E.U.A.), na margem meridional do lado Superior. Ali o cobre ocorre em filões que cortam uma série de derrames magmáticos, em degraus, intercalados com conglomerados. O cobre serviu de cimento para unir o conglomerado, tendo penetrado, às vezes, de 30 a 50 cm nos matacões. Além do gigantesco depósito da península de Keweenaw, o cobre nativo é encontrado em New Jersey, na Bolívia (Corocora), no Arizona e na parte setentrional do México.
No Brasil, o cobre nativo tem sido encontrado, esporadicamente, em rochas basálticas. Nos basaltos de Grajaú o cobre apresenta-se sob a forma de metal nativo e de sulfetos. No município de Viçosa do Ceará, na encosta da serra de Ibiapaba, ocorrem manchas de malaquita associada aos minerais cuprita, covelita