SÓ GEOGRAFIA
R:Em geografia, chama-se hemisfério a uma metade da superfície da Terra, limitado por um círculo máximo - um meridiano ou o Equador.
A divisão da Terra pelo Equador forma os hemisférios norte e sul; a divisão da Terra pelo meridiano de referência ou meridiano de Greenwich forma os hemisférios ocidental e oriental. No entanto, politicamente costuma chamar-se "hemisfério ocidental" à metade da terra que inclui a Europa e a Américas.
O QUE É PARALELOS?
R:Paralelo (ou paralelo geográfico) é todo círculo menor perpendicular ao eixo terrestre e, portanto, paralelo à linha do equador. Sobre um determinado paralelo a latitude é constante, por isto a posição geográfica é dada em função da longitude. A posição dos paralelos é dada em graus e definida em relação à linha do equador, em que 0º representa a linha do equador, +90º (ou 90° Norte) representa o polo Norte e -90° (ou 90° Sul) representa o polo Sul.
Paralelo geodésico de um lugar é aquele que é definido sobre um modelo geodésico da Terra, sobre o qual a latitude representada nos mapas (latitude geodésica) é constante.
Paralelo astronómico de um lugar é a linha imaginária à superfície da Terra, sobre a qual a latitude astronómica é constante. Devido às irregularidades do geoide, os paralelos astronómicos são linhas irregulares, não coincidentes com qualquer paralelo geográfico.
O QUE É ZONAS CLIMÁTICAS? E QUAIS SÃO ELAS?
R:Os fenômenos meteorológicos ocorrem na primeira camada gasosa da atmosfera (troposfera) e a depender da posição latitudinal (distância em relação a linha do equador) teremos um clima quente, nas proximidades da linha do equador, ou extremamente frio nos pólos.
Assim a Terra está dividida em zonas climáticas a depender da latitude da região:
Zona Glacial Ártica (Zona Fria do Norte): situada ao norte do Círculo Polar Ártico, essa é uma das áreas mais frias, pois recebe menor incidência de raios solares.
Zona Temperada do Norte: entre o Círculo Polar Ártico e o