Só arte
A maior parte do Níquel, cerca de 80%, encontra-se em milhares de diferentes ligas metálicas incluindo as de aço inoxidável, de aço e de Níquel, cada uma com propriedades diferentes.
O níquel é um metal de transição com uma química muito rica, combinando-se de formas muito variadas com os outros elementos. A sua reactividade é típica do grupo em que se insere, o grupo 10, que inclui o paládio e a platina, apesar de apresentar algumas diferenças relativamente a estes dois elementos mais pesados, motivo pelo qual não é incluído no chamado grupo da platina, que inclui os grupos 8, 9 e 10, mas restringe-se aos 5º e 6º períodos.
Alguns exemplos de compostos de níquel são: * Óxido de níquel, NiO utilizado na composição das baterias de Níquel - Cádmio e nas mais recentes baterias de Níquel - Hidreto Metálico. * Arsenieto de níquel, constituinte da niquelina (NiAs), mineral a partir do qual o níquel foi descoberto. * Halogenetos de níquel NiF2, NiCl2, NiBr2 e NiI2. Com o enxofre o níquel forma diversos sulfuretos, como o NiS2 e Ni3S4, alguns deles de estequiometria variável (Ni1-xS) e outros que apresentam características de fases metálicas (NiS e Ni3S2).
O níquel apresenta ainda uma riquíssima química de coordenação onde são conhecidos compostos com estados de oxidação que vão de -1 até +4 e cujo estudo contribuiu para o desenvolvimento da ciência na área dos compostos de