Síntese
Houve amplo amadurecimento do Cristianismo latino-americano nos anos de 1929 em meio a convocação do Concílio Vaticano II. Durante um longo período mais precisamente “até 1890, a igreja católica contava com o status de igreja oficial no Brasil.” (P2) A igreja católica tirou grande proveito do nativismo para depois de posteriormente prováveis 40 anos desfavoráveis a ela ( 1890 - 1930 ) se mostrar-se quão grandemente sendo a única igreja nacional , apontando o protestantismo como ambiente estranho e estrangeiro.
O Concílio Vaticano II foi o que aconteceu de mais extraordinário para o catolicismo mundial no século XX, abordando e aprofundando conceito de eclesiologia e discutindo a necessidade de uma teologia pública que comunicasse à sociedade a contribuição da igreja de forma efetiva na afirmação e garantia dos direitos humanos do povo, a partir do conceito de igreja como povo de Deus. Tais acontecimentos renovaram também os movimentos e a estrutura da Igreja Católica no Brasil, com a criação de diferentes pastorais, a fundação da CNBB. “Desejaram com isso, expressar a aceitação e o engajamento nos desafios dos tempos presentes à luz da fé católica. Também ocorreu uma decisão clara a respeito da eclesiologia, a saber , que a igreja é povo de Deus , comunhão de fé , sacrifício , oração e amor.” (P4)
A Tônica de Medellín – Aborda a II Conferência de CELAM. A qual fora concretizada em 1968 e se compõe numa expressão da transição da posição social – cristianismo para uma teologia da libertação. ”Agora “se passa a falar em “promoção humana”, “desenvolvimento” e” libertação”. Passa “a clamar-se pela “luta cristã por justiça” como “ uma exigência do ensino bíblico” .
A Tônica de Puebla referiu-se a conferência de CELAM, em 27 de janeiro a 13 de fevereiro de1979; foi definida como uma virada, no sentido conservador, da liderança episcopal latino-americana em relação à precedente Conferência