Síntese e compreensão (geografia) sociedade e cotidiano
1.
Os pontos positivos são; uma grande capacidade energética para suprir a necessidade de grandes cidades e várias regiões, Preço operacional baixo, em relação à manutenção da usina. O que acaba reduzindo despesas.
E os pontos negativos são um grande impacto ambiental, Alto investimento que não é tão atrativo quando se tem outras fontes energéticas, Muitas vezes tem-se que retirar comunidades próximas às usinas (Muitas vezes há remanejamento de pessoas para se construir uma usina).
2.
a) Os tipos de energia representados no gráfico e a energia das hidroelétricas, e a energia térmica, a energia das hidroelétricas vem da força da queda da água nas usinas, e a energia térmica vem de Qualquer matéria orgânica que possa ser transformada em energia mecânica, térmica ou elétrica é classificada como biomassa.
b) Uma fonte de energia ao renovável e a térmica, pois esses tipos de energia provem da queima de combustíveis fosseis e como sabemos os combustíveis fosseis não são renováveis, carvão, petróleo, gás natural e etc.
c) O Brasil apresenta a maior produção de energia hidroelétrica porque e o no Brasil que estão localizadas as maiores bacias hidrográficas do mundo, então é por isso que o Brasil produz tanta energia hidrelétrica.
3.
a) A usina hidrelétrica de Itaipu esta localizada na divisa entre a bacia hidrográfica do Paraguai e no Paraná.
b) Na década de 60, o Brasil começou a realizar estudos para o aproveitamento hidrelétrico na região das Sete Quedas, na divisa entre o Paraná e o estado do Mato Grosso. O Paraguai logo percebeu que a construção dessa hidrelétrica inviabilizaria outra mais a jusante, no trecho do rio que divide Paraguai e Brasil, porque não há desnível suficiente no rio Paraná para duas usinas. Para o Paraguai, que não tem reservas de hidrocarbonetos ou carvão e muito menos potencial hidrelétrico, exceto no rio Paraná, na fronteira com Brasil e Argentina, isso seria um grande problema. Para impedir a construção da usina