Síntese sobre A construção social do conceito de infância
Maria Lizaelle Souza Santos
Renata Cibele Melo da Silva
Disciplina: História Social da Criança - EDU0112
Prof.ª: Ana Maria Lourenço de Azevedo
Data: 22/04/2015
A construção social do conceito de infância: Algumas interlocuções históricas e sociológicas
O texto trata a respeito da história da criança ao longo dos séculos, a origem do conceito infância e também uma sociologia voltada diretamente para esta fase da vida. O conceito infância demorou muito para ser um campo de pesquisa muito importante. Essa preocupação infantil surgiu a partir do século XIX.
Nos primeiros tópicos é relatada a infância que hoje conhecemos e não existia no século XVI.A partir deste século houve uma preocupação com a criança. Antes disso, ao passar o período que a criança necessita fisicamente da mãe, elas passavam a viver no mundo dos adultos, ou seja, eram tratadas igualmente. No século XVII surgiu a primeira compreensão de infância que, resultou na ideia de proteção, amparo e dependência nesta fase da vida. Porém a criança era vista como um ser incapaz de moderação e tinham uma rígida disciplina para evitar movimentos e exercer controles sobre elas. A partir da revolução francesa (1789), mudou o interesse pela criança buscando ligar a infância à escola para moralizar e disciplinar a criança.
No terceiro tópico é tratada a infância nos dias atuais na qual as gerações vivem em espaços exclusivos e a maioria dos encontros ocorre na família, muitas vezes apenas fisicamente. Atualmente as crianças vão à escola mais cedo ou passam o dia em creches restringindo seu contato com adultos. A infância e a fase adulta estão cada vez mais parecidas, por exemplo, leis direcionadas especialmente para crianças que, mostram sua diferença dos adultos, têm sido quebradas e com a televisão e internet os pais não possuem mais total controle do que as crianças podem ver e conhecer.
O último tópico mostra a infância como meio de pesquisa que, precisa ser seriamente estudado e não apenas um