Síntese sobre Linguagem Literária Livro
Capítulo 5
Características do discurso literário
Especificidade: Literatura igual arte e meio de comunicação de tipo e linguagem especial. O código do discurso literário se diferencia do discurso comum em alguns quesitos. Os estudiosos e pesquisadores tendem a singularizar essas diferenças.
Complexidade: O discurso da literatura caracterizado por este. O texto literário pode ter varias significados. Texto literário: a produção em si, enquanto o não literário é a interpretação do ponto de vista do real sentido dos fatos do leitor com linguagem conotativa.
Multissignificação: marca do tipo de texto literário. O traço que permite várias interpretações e significados no discurso em virtude da atemporalidade.
Predomínio da conotação: característica resultada de criação de palavras. Um arranjo especial das palavras num discurso da linguagem literária.
Liberdade na criação: não há existência de uma “gramática normativa” para o texto literário, o único espaço de criação é a liberdade. Envolvimento da transformação da tradição da linguística.
Ênfase no significante: texto literário fundamentado no conceito de significado e significante. O significante se sobressai por sua força, contribui efetivamente para o sentido do texto.
Variabilidade: o texto literário vinculado a universo sociocultural. Evolução junto ao tempo e ao espaço e mudanças culturais da sociedade.
Modos de realização do texto literário
Manifestações em prosa: Envolvimento de narrativas de ficção e predomínio da manifestação; criação de histórias simuladas nascidas da imaginação; Tipos de narrativa: conto, romance e a novela.
Manifestações em verso: verso (frase ou trecho frasal ritmado e sistemático; sequência de sílabas); Três elementos tradicionais do verso: o metro, a rima e as formas fixas.
1. Metro: silábico, acentual e quantitativo.
2. Rima: coincidência de fonemas em determinados lugares do verso
3. Forma fixa: estrofes com a sucessão de