Síntese reflexiva do texto "uma abordagem integrada da aprendizagem"
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é discutir sobre as dificuldades encontradas nos espaços escolares ao tratarmos da Diversidade, tendo a opinião de pedagogo (a), professor (a) e aluno (a).
Iremos discutir a inclusão dos alunos com necessidades especiais em escolas de ensino formal, sobre as possíveis dificuldades que os docentes podem apresentar.
A importância de discutir este tema se justifica pelo fato de que para os deficientes, ainda hoje a inclusão não é uma realidade em todas as escolas.
2 DESENVOLVIMENTO
Os mais recentes estudos têm por objetivo refletir sobre a questão da inclusão. A inclusão é um direito de todos; e, como profissionais da educação, é o nosso dever estarmos conscientes das possibilidades desta inclusão nas salas de aula. O grande ganho para todos, é viver a experiência da diferença. Se as crianças não passar por isso na infância, mais tarde terão muita dificuldade de vencer os preconceitos.
A inclusão possibilita aos que são descriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Se isso não acontecer, essas pessoas serão sempre dependentes. Além disso, para nos professores, o maior ganho está em garantir a todos o direito à educação. Portanto, é muito importante que o profissional esteja preparado para receber estes alunos especiais e os ditos normais, e que obtenha conhecimento satisfatório proporcionando aulas qualificadas a essas pessoas, independente das diversidades encontradas.
O olhar do professor deve estar focado em trabalhar com as diferenças, de modo a conhecê-las e valorizá-las; Dar a oportunidade para que esses alunos possam falar e ser ouvidos, estabelecer diálogos que permita reflexão e menos exclusão. O professor deve estimular o aluno a buscar novos desafios, e o aluno deve encontrar no professor, incentivo e estímulo para a realização do que lhe foi proposto.
Outro aspecto é a motivação, não apenas do