Síntese Proteica
A primeira etapa da transferência da informação genética corresponde à síntese de RNA mensageiro a partir de uma cadeia de DNA que lhe serve de mole. Chama-se Transcrição do DNA porque a informação do DNA é transcrita para mRNA, por complementaridade de bases.
Etapas da transcrição
1ºligação da RNA polimerase a locais específicos do DNA, no núcleo;
2ºrompimento das pontes de hidrogénio e separação das cadeias de DNA (B);
3ºligação de nucleótidos livres a uma cadeia do DNA, que funciona como molde, no sentido 5'- 3', formando o mRNA ( C)
4ºlibertação do mRNA sintetizado; (D)
5ºRestabelecimento das pontes de hidrogénio e da estrutura do DNA. (D)
Nas células eucarióticas, a transcrição realiza-se no núcleo e os produtos primários desta transcrição, pré - mRNA, experimentam, posteriormente, processamento, que é um conjunto de transformações que conduzem à formação de um RNA funcional. Nas células eucariontes cada gene no DNA contém sequências de nucleótidos que não codificam informação, chamados intrões, intercalados com sequências que codificam, designados exões. No processamento do RNA pré mensageiro, por acção de enzimas é retirado os intrões, havendo, posteriormente, a união dos exões. Estas transformações formam o RNA mensageiro maturo que migra para o citoplasma fixando-se nos ribossomas.
Tradução da informação genética
Neste processo, a informação genética contida no mRNA é traduzida numa sequência de aminoácidos.
É nos ribossomas que se efectua a tradução da mensagem contida no mRNA que especifica a sequência de aminoácidos na proteína.
O RNA transferência (tRNA) funciona como um interprete dessa mensagem. Ele selecciona e transfere aminoácidos para os locais de síntese, os ribossomas. Cada tRNA tem numa zona especial uma sequência de três nucleótidos, o anticodão, que é complementar de um dos codões do mRNA. Na extremidade 3' da molécula de tRNA liga-se o respectivo aminoácido.
Etapas da