Síntese - Mr Jones
Um dos sintomas do transtorno bipolar é o senso de perigo alterado. É muito comum que pacientes bipolares não sintam medo, e com isso, podem fazer coisas que podem levar à morte, no entanto, o suicídio não é o desejado, pelo menos não quando se encontra na fase de humor maníaco. No filme, observa-se essa condição nos momentos em que Jones sobe aos telhados de 2 construções, e também quando pega uma moto e sai acelerando sem medo de que aconteça qualquer acidente.
Aparentemente Jones não aceita o diagnóstico de transtorno bipolar, visto que há 20 anos não faz o tratamento, sendo levado a hospitais sempre que passa por crises, o que é mais facilmente visualizado quando Jones alega que esse é o seu jeito de ser, não uma doença. Sabe-se a importância da aceitação do problema de saúde (seja ele qual for) para a eficácia do tratamento, pois este só é feita da maneira correta a partir do momento em que a pessoa aceita a sua condição e aceita o tratamento. Daí a importância de muito diálogo para fortalecer um vínculo, terapias com psicólogos ou terapias em grupo.
É perceptível, no filme, o quanto um paciente de transtorno bipolar pode sofrer enquanto está em tratamento num hospital psiquiátrico, com a doença controlada, convivendo com outras pessoas com transtornos (loucos), sem poder se afastar, sem poder parar o tratamento.
Na infância e adolescência, Jones se mostrava