SÍNTESE INTERPRETATIVA
Faculdade de Artes Visuais/PARFOR.
Licenciatura de Artes Visuais
Polo: Anápolis.
AATDI - Ateliê de Arte e Tecnologia II - Diálogos Intermidiático
Professor Formador: Noeli Batista dos Santos
Acadêmica: Maura Rosa Pereira da S. Costa. Síntese: Conhecendo a Web Arte LEÂO, Lucia. “Uma cartografia das poéticas do ciberespaço”. In <http://www.ucs.
Br/ucs/tplConexao6/editora/periodicoscientificos/conexao/conexao6/conteudo/sumario/
Resumo_06>
MAYALL, Moiana. “O que é Web Arte?”. In <http://www.guggenheim.org/internetart/ internetart_index.html> Após as leituras feitas fazendo um paradoxo posso afirmar que os trabalho de arte que se encontra na Internet pode ser chamado de Web Arte, pois foram criados especificamente com os recursos da internet podendo ser realizados a partir de programas específicos de composição de páginas na rede world wide web (WWW), reunindo diferentes recursos multimídias.
Eles problematizam o campo da arte por inúmeras questões que colocam como: interatividade, funcionamento em tempo real, imaterialidade e transitoriedade.
Muitas das propostas de web arte colocam em xeque as tradicionais noções de autoria individual, de tempo e de originalidade da obra de arte. Alguns artistas não atuam mais como o “autor único” de sua obra, mas compartem com uma equipe de criação e com os usuários essa responsabilidade.
Ao criar uma proposta de web arte, o artista deve sempre aceitar e incorporar, em seu projeto, as eventuais mudanças que se processam em sua ideia a partir do desenvolvimento do trabalho e de sua recepção por cada internauta. O tipo de equipamento do usuário e os programas de que dispõe fazem os resultados serem alterados, não sendo nunca possível os mesmos serem totalmente previsíveis na proposta inicial. Além disso, muitas vezes, o uso de determinados softwares para a produção inviabilizam a recepção e a