Síntese Ferramentas de Gerenciamento
(Capitulo 3-Gestão da Qualidade e Processos)
Entre especialistas e usuários, surgiram classificações sobre a forma de agrupar e utilizar algumas ferramentas,por exemplo, ferramentas de controle ou de planejamento.Outras utilizadas com menos frequência ou mais aplicáveis a determinado contexto, fazem parte do acervo característico, mas não recebem classificações especificas.
Ferramentas Básicas
Brainstorming é um processo de grupo em que os indivíduos emitem ideias de forma livre, sem criticas, no menor espaço de tempo possível.
Os grupos devem ter entre cinco e doze pessoas, e é recomendável quea participação seja voluntária, com regras claras e prazo determinado.
O propósito do brainstorming é lançar e detalhar ideias com certo enfoque,originais e em uma atmosfera sem inibições.Adicionalmente, é uma ferramenta que contribui para o desenvolvimento de equipes.
Cartas de Controle é um tipo específico de gráfico de controle,que serve para acompanhar a variabilidade de um processo,identificando suas causas comuns(intrínsecas ao processo) e especiais(aleatórias).
Diagrama de Causa e Efeito (diagrama de Ishikawa) é uma ferramenta de representação das possíveis causas que levam a determinado efeito.As causas são agrupadas por categorias e semelhanças previamente estabelecidas ou percebidas durante o processo de classificação.
Diagrama de Dispersão ajuda a visualizar a alteração sofrida por uma variável quando outra se modifica.Esse diagrama serve apenas para demonstrar a intensidade da relação entre as variáveis selecionadas, o que não garante a relação causa e efeito.
Fluxograma é uma representação gráfica que permite a fácil visualização dos passos de um processo. Apresenta as sequência lógicas e de encadeamento de atividades e decisões,de modo a se obter a visão integrada do fluxo de um processo técnico,administrativo ou gerencial, o que permite a realização de análise critica para detecção de falhas e de