Síntese Educação em Língua Materna
A obra é distribuída em sete capítulos. Vamos a eles agora:
Capítulo 1
A Sociedade Brasileira
Características Sociolinguísticas.
Stella Maris Bortoni-Ricardo inicia sua obra nos apresentando um trecho do livro Rememórias Dois de Carmo Bernardes, no qual o autor narra uma experiência dos seus primeiros dias na escola. Esse trecho é marcado por regionalismo, expressões típicas e tradicionais de Goiás. Contendo palavras arcaicas e expressões características da área rural, além de palavras e expressões usadas geralmente, na oralidade.
A partir desse trecho de Carmo Bernardes, Stella destaca os sensos de diversos anos, comparando o número de habitantes alfabetizados e não alfabetizados nas áreas urbanas e rurais do Brasil. Essas tabelas nos mostram a situação grave que a educação brasileira enfrenta. Os percentuais de alunos do ensino fundamental que foram aprovados na SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) são muito baixos.
Capítulo 2
Diversidade Linguística e Pluralidade Cultural no Brasil.
A autora nos mostra que há três ambientes onde uma criança começa a desenvolver o seu processo de sociabilização: a família, os amigos e a escola. Esses ambientes são chamados de domínios sociais. Domínio social é, portanto, um espaço físico onde as pessoas interagem assumindo certos papéis sociais, que são um conjunto de obrigações e de direitos definidos por normas socioculturais. Quando usamos a linguagem para nos comunicar, por exemplo, estamos construindo e reforçando os papéis sociais próprios de cada domínio.
“A transição do domínio do lar para o domínio da escola é também uma transição de uma cultura