Síntese do Sulfato de Cobre Penta hidratado (CuSO4.5H2O)
Universidade Estadual de Goiás
Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas
Curso: Química Licenciatura
Disciplina: Química Inorgânica Experimental I
Prof. Dr. José Daniel Ribeiro de Campos
Aula no 02
Síntese do Sulfato de Cobre Penta hidratado (CuSO4.5H2O)
Acadêmicos:
Anderson Martins Gonzaga
Anna Kelly da Costa Diniz
Daniella Borges Marra
Anápolis, 14 de maio de 2014.
1. Introdução
O Sulfato de Cobre penta hidratado (CuSO4 . 5H2O), é o mais importante composto de cobre e é a forma no qual é mais encontrado, no qual podemos obter o metal de transição cobre. Geralmente é utilizado para demonstrações de reações exotérmicas, na hidratação mineral (ROSENBERG, 2003).
A forma penta hidratada, que é azul, é aquecida, logo a água que esta formando a penta hidratação evapora transformando o conteúdo em um sal anidro que é cinzento. Quando a água é adicionada novamente a este composto anidro, este torna a formar uma penta hidratação, recuperando a coloração azul, conhecido como azul cúprico. Ele se decompõe antes de liquefazer, perdendo quatro águas de hidratação, duas a 110 °C, e mais outras duas a 250 °C (VOGUEL,1981).
A 650 °C o sulfato de cobre (II) CuSO4) decompõe-se em óxido de cobre (II) (CuO) trióxido de enxofre (SO3). A forma anidra ocorre sob a forma de um mineral raro chamado de calcocianita, a forma hidratada ocorre na natureza como calcantita (penta hidratado). A sua aplicação mais usual é como fungicida na mistura calda bordalesa (mistura de sulfato de cobre e leite de cal), usada no combate ao míldio das videiras. Para além de fungicida, o sulfato de cobre é também um bactericida e herbicida que se adiciona frequentemente à água para evitar o crescimento de microrganismos. As sínteses podem ser classificadas como totais ou parciais (VOGUEL,1981).
Segundo a Tabela atômica interdisciplinar, o sulfato de cobre é o