Síntese do livro O que é Sociologia
UNOCHAPECÓ
Acadêmica: Fernanda Massalei - Nutrição 7° período
Professor: Licerio de Oliveira
Sociologia da Educação – Síntese do livro: O que é Sociologia
A sociologia surgiu a partir das mudanças de mentalidade que começaram por volta do século XVII com a evolução do pensamento científico e se intensificaram com a
Revolução
Industrial
(séc.
XVIII).
O autor apresenta no primeiro capítulo “o surgimento” da sociologia, termo que surge por volta de 1830. Onde os pensadores da época buscavam entender os processos econômicos e sociais que estava ocorrendo desde o século XVII, com o início da revolução industrial, fim do período feudal e surgimento do capitalismo. Já neste momento apontavam a substituição da teologia, para dar lugar à dúvida metodológica que permitiria um conhecimento objeto da realidade, tendência dos “racionalistas” após o século XVII .
A exploração do trabalho nas fábricas por parte dos industriais, principalmente no que se refere a mulheres e crianças chamaram atenção de intelectuais da época, que investigaram as transformações que ocorriam à sua volta através da observação e experimentação, e não mais recorrendo à visão sobrenatural.
O pressuposto de que o processo histórico pode ser compreendido, e que a sociedade deveria ser estudada a partir de seus grupos e não de indivíduos isolados também datam desse período e nortearam ideias que seriam amadurecidas posteriormente.
Os iluministas, grandes contestadores da organização social da época, defendiam a explicação social baseada no modelo newtoniano que, por sua vez, envolvia observação, experimentação e coleta de dados em detrimento ao modelo de Descartes baseado na dedução. Esses intelectuais utilizavam os estudos para justificar e embasar sua critica ao modelo de sociedade feudal, e buscavam transformar aquela realidade.
No inicio da industrialização houve uma intensificação da pobreza de tal forma, que o ser
humano