Síntese do capítulo 14 evangelho de joão
Autor:
O autor é o apóstolo João, “discípulo a quem Jesus amava” (13.23;19.26;20.2;21.7;20.24). Era de grande destaque na igreja primitiva, más não é mencionado por nome nesse evangelho.
Esse capítulo usa demonstrar que Jesus é o único caminho que leva o homem a Deus, que não há outro caminho, que somente através da “obediência” á sua palavra é que verdadeiramente mostramos o nosso amor para com ele.
Data:
De modo geral, defendem-se duas opiniões acerca da datação desse evangelho:
1.O conceito tradicional situa-o próximo ao fim do século I, por volta de 85 d.c ou posteriormente.
2.Más recentemente, alguns estudiosos tem apresentado como possibilidade uma data anterior, talvez já na década de 50 e não depois de 70 a.c.
Jesus fortalece seus discípulos quando dizendo á eles: “Não se turbe o coração de vocês”.
Jesus estava dizendo aos seus discípulos que não era para eles terem medo, pois ele iria para o Pai, más voltaria, pois o objetivo de sua ida era para preparar lugar para eles, pois tinha como desejo, que os seus discípulos ficassem com ele, junto ao Pai.
Pois somente através dele, do senhor Jesus, o homem poderá ir a Deus. Jesus enfatiza aos seus discípulos que ele é o caminho, a verdade e a vida, e que ninguém irá ao Pai, senão por ele, é necessário que o homem conheça esse caminho.
Más, mesmo o senhor não estando mais aqui, os seus discípulos não ficariam “órfãos”, sozinhos, abandonados, pois Jesus iria rogar, pedir ao Pai que fosse enviado um outro conselheiro que seria o Espírito Santo, o espírito da verdade. O mundo não o conhecia, más esse espírito seria conhecido por eles.
Ao falar do Espírito Santo, Jesus deixa certo, que para isso seria necessário verdadeiramente amar a Deus e obedecer aos seus mandamentos, pois todos aqueles que dizem “amar-lhe”, a maior prova é a obediência.
Jesus foi preparar lugar para todo aquele que nele confia e crer, pois ele pede que