Síntese do artigo a contribuição de José Míguez Bonino para a teologia da missão
Disciplina: Missiologia - Temas de Missiologia
Tarefa: Síntese do artigo “A contribuição de José Míguez Bonino para a teologia da missão” (22p.).
Autor do artigo: Prof. Roberto Zwetsch.
Discente: Teofanes Antonio Sales Junior
Introdução
Uma abordagem da missão como obediência e amor eficaz nos mostra o mover de Deus nas colônias e os desafios dos missionários em se manter com a fé viva numa terra distante e com barreiras culturais, sócia econômica e política. A paixão pelas vidas esta estampado nas palavras de José Míguez Bonino para a teologia da missão.
Missão como obediência da fé e do amor eficaz
A razão da existência da igreja hoje na América Latina e do evangelho foi devido à missão. Os desafios dos missionários não acontecem por acaso, mais está ligado ao centro da ação da igreja. Para Míguez Bonino com relação à missão de evangelização com relação à igreja tanto no âmbito católico como aos evangélicos não ouve um aprofundamento no que tange a iluminação do pensamento criador. A teologia surge como vocação, como um chamamento terrenal concreto que fala a respeito de um lugar geográfico e histórico: América Latina em crise.
A um clamor e uma práxis relacionada a um projeto de libertação, este projeto não só esta ligada a igreja mais a própria teologia. Observamos que a comunidade não participa destes projetos da igreja. Esta práxis da teologia da libertação se deu pelo motivo missionário.
No tocante ao período da história colonial houve vários movimentos protestantes que chegaram ao Brasil, oriundos da Europa ou da América do Norte, trazidos pelos colonos e suas formas religiosas importadas de Espanha e Portugal. Esta novidade protestante que chega com um novo aspecto da vivencia religiosa, na defesa de certos valores que aproximavam do liberal como a defesa da liberdade de escolha, o livre mercado, da ordem democrática e etc... . Ganhou adesão das elites latino-americanas que lutavam por