Síntese - Dinâmica Profissional e Formação do Psicólogo: Uma Perspectiva de Integração
Uma Perspectiva de Integração
Dadas as diversas transformações vividas pela sociedade no final deste século, observou-se então, a necessidade de flexibilizar e alterar a forma de trabalho do homem. Independente de nível socioecônico em que os países se encontram, inevitavelmente, todos tiveram que se adaptar as demandas do neomundo globalizado. Complexa, a "sociedade de serviços" foca sua economia no setor terciário: o comércio de produtos e serviços (no qual se enquadra o ramo de trabalho do psicólogo) cresceu. Nessa nova realidade, aponta-se a necessidade de multiqualificação do homem, ou seja, o mercado precisa não só do operacional mas também do intelectual.
Temos segundo Kast e Rosenberg um conceito novo de profissão: formação (processo lento e embasal); reconhecimento e autoridade à aquele que se submete ao processo de formação, pela sociedade; um código de ética e cultura profissional mantida pelas organizações. No entanto, cada profissão exige um determinado nível de formação. segundo Wolf, diferenciação, legitimação e institucionalização são a base da organização vigente.
Sendo assim, os elementos que definem a profissão são mutáveis e alteram-se segundo a necessidade do homem - a serventia do psicólogo se enquadra nessa realidade tendenciosa.
- Movimentos emergentes no exercício profissional do psicólogo:
Segundo o CFP (Conselho Federal de Psicologia), o potencial do psicólogo na sociedade é limitado, não sendo aproveitado o suficiente. Seu campo em maioridade é restrito a psicologia clínica, atendendo à classe média.
Observa-se a inserção de atendimento em centros de saúde pública, estendendo o atendimento a classes mais baixas.
Na área organizacional, o psicólogo atua em empresas privadas, cuidando da saúde da empresa, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento. Na área organizacional, predomina o trabalho em escolas particulares, sendo as atividades principais o