Síntese DEPRESSÃO NA TERCEIRA IDADE
Síntese:
O processo de envelhecimento embora difícil para muitos, é algo que acontece naturalmente, trazendo consigo várias mudanças.
Todo ser humano em qualquer fase de sua vida pode experimentar sintomas depressivos, entretanto nos idosos a probabilidade de sofrer desta doença é maior, porque apresentam inúmeras limitações e perdas, tendo como consequências sentimentos de auto depreciação, várias são as causas da depressão na terceira idade, entre elas o luto, as mudanças que ocorrem nessa fase, físicas e sociais podem desencadear a doença.
A depressão é um importante fator para a piora da qualidade de vida destes indivíduos, especialmente para os que permanecem não diagnosticados e sem tratamento.
É importante para o idoso estar inserido em um ambiente saudável e que tenha cuidados de familiares e pessoas próximas, o que muitas vezes não acontece, até mesmo porque essas pessoas não sabem como lidar com o doente ou se afastam para evitar a dor que sentem ao ver o sofrimento de uma pessoa querida. Essa falta de apoio dos familiares prejudica ainda mais o idoso depressivo, visto que este já tende a se isolar e apresentar rebaixamento de humor. Quando as pessoas com as quais ele convive, aparentam não se preocupar, o idoso tende a se isolar ainda mais.
A depressão pode ser tratada e quase sempre têm cura, por isso a importância de se conhecerem os sintomas, pois quanto mais cedo se procurar ajuda mais rápido e eficaz é o tratamento que tem como objetivo a reestruturação cognitiva, obtida através da substituição de esquemas disfuncionais por outros mais funcionais e a resolução de problemas, que consiste no desenvolvimento da habilidade de lidar de forma prática com as dificuldades e desafios do dia-a-dia.
Referências:
Larissa Sarate Melo - Acadêmica/ pesquisadora do curso de Psicologia da UNIGRAN. Email:larissa_sarate@hotmail.com
Aletéia Henklain Ferruzzi - Graduada em Psicologia pela Universidade