Síntese de um analgésico
Síntese de um analgésico
Objetivos
Este trabalho laboratorial tem como objetivos, a síntese de um analgésico, o ácido acetilsalicílico, mais conhecido por aspirina; e calcular o respectivo rendimento desta reação.
Introdução Através das reações de síntese, podemos obter determinado produto com a combinação de duas substâncias diferentes, neste caso o ácido salicílico vai reagir com o anidro etanóico, tendo como catalizador o ácido sulfúrico, e o produto final da reação química será o ácido acetilsalicílico e o ácido etanóico. O ácido acetilsalicílico ou éster acético do ácido salicílico, acima referido é um analgésico, conhecido internacionalmente por aspirina e muito utilizado como antipirético, antireumático, antigripal, etc. A equação química que traduz a reação de síntese ocorrida neste trabalho experimental, pode ser esquematizada da seguinte forma:
COOH COOHO O CH3H + CH3 C O C CH3 C + CH3COOHO O O
Ácido salicílico(s) + anidrido etanóico(l), ácido + ácido acetilsalicílico(s) etanóico(g)
Durante esta atividade, precisamos de utilizar uma técnica de separação de substâncias: a filtração, que consiste na separação de uma fase sólida de outra líquida, passando esta última através de um meio poroso e permeável, o filtro. Este retém o resíduo sólido (filtrante), deixando passar o fluido (filtrado). Para a realização deste protocolo experimental será necessário o máximo de cuidado e protecção utilizando para além da bata, óculos, luvas e máscara, visto que trabalhamos com substâncias perigosas.
Material
- balança
- balão de Erlenmeyer
- banho de água
- bata
- caixa de petri
- espátula
- frasco de Kitasato
- funil de Buchner
- luvas
- máscara
- óculos
- papel de filtro
- placa de aquecimento
- proveta
- termómetro
- trompa de vácuo
Produtos/Reagentes
- ácido salicílico (C7H6O3)
Procedimento Experimental
1. Mediu-se 5 g de ácido salicílico, diretamente no balão de