Síntese de resina uréia-formol
SÍNTESE DE RSINA UREIA-FORMOL
AGOSTO/2014
Sociedade Educacional de Santa Catarina
SÍNTESE DE RESINA UREIA-FORMOL
Trabalho da disciplina de Práticas de Laboratório, Professora
AGOSTO/2014
SUMÁRIO
1 Introdução A palavra polímero é originada do grego, cujo significado é ’’muitas partes’’(poli: muitas, mero: partes).
Usualmente o termo “plástico” é utilizado para designar os materiais poliméricos. Todavia, seu uso de maneira genérica, não é apropriado.
Plástico significa: “capaz de ser moldado”. Embora, os materiais assim designados, não tenham necessariamente essa propriedade, mas a apresentaram em algum momento de sua fabricação, quando então foram moldados. Os polímeros são capazes de adquirirem condições plásticas, por ação de calor e pressão.
1.1 Polímero uréia-formaldeído: É um polímero tridimensional obtido a partir da uréia e do formaldeído. Quando puro é transparente, e foi por isso usado como o primeiro tipo de vidro plástico. No entanto, ele acaba se tornando opaco e rachando com o tempo. Este defeito pode ser evitado pela adição de celulose, mas ele perde sua transparência, sendo então utilizado na fabricação de objetos translúcidos. Esse polímero é também usado em vernizes e resinas, na impregnação de papéis. As resinas fenol-formaldeído e uréia-formaldeído são usadas na fabricação da fórmica.
São extremamente duros e resistentes a polímeros que se prestam idealmente a uma série de aplicações domésticas e industriais. Resina de uréia de formaldeído possui excelente resistência à tração, flexibilidade e a resistência de distorção ao calor, e quando curada, ela forma um acabamento muito resistente. Estas características têm feito do polímero um aditivo útil para uma vasta gama de produtos, tais como revestimentos de madeira, adesivos e agentes de ligação.