Síntese da práxis docente na educação infantil
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma síntese sobre a concepção de infância e a indissociabilidade entre o cuidar e o educar, a importância de planejar e avaliar, métodos de alfabetização e ambiente alfabetizador, importância da roda de conversa e o lúdico na educação infantil.
SÍNTESE DA PRAXIS DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil é fruto de um amplo debate nacional, no qual participaram educadores representantes de organizações governamentais e não governamentais, representantes das Instituições de Ensino Superior, técnicos do Ministério da Saúde, da Assistência Social e da Coordenação de Educação Infantil do MEC, além de pais de alunos que atuam diretamente com as crianças, contribuindo com conhecimentos diversos provenientes tanto da vasta e longa experiência prática de alguns, como da reflexão acadêmica, científica ou administrativa de outros.
Ele representa um avanço na educação infantil ao buscar soluções educativas para a superação, de um lado, da tradição assistencialista das creches e, de outro, da marca da antecipação da escolaridade das pré-escolas. O Referencial foi concebido de maneira a servir como um guia de reflexão de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a seis anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.
De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (Resolução CNE/CEB Nº 1, de 07/04/1999), o educar e o cuidar devem caminhar juntos, considerando de forma democrática