Síntese da evolução econômica
A maior transformação econômica do Brasil aconteceu na segunda metade do século XIX, mas as transformações já começam a partir da primeira metade quando a corte portuguesa se transfere de volta para Portugal em 1808, e a emancipação política em 1822, a partir daí começa a modificação do país.
Em 1850 a abolição do tráfico de escravos é consumada e o país começa a crescer com a ativação da economia que é nítida. Surgem as empresas, aproximadamente 62, que na realidade elas aparecem somente pela liberação de capitais que antes eram investidas no tráfico africano, a inflação e o papel moeda. Isso gera uma crise financeira de 1857 a 1864.
Mas com tudo isso o Brasil acaba aprendendo, e dava seus primeiros passos para a atividade financeira moderna, a incorporação das primeiras companhias na sociedade, os grandes empreendimentos como estradas de ferro e empresas de navegação a vapor, embora rudimentar, o comércio se desenvolve e se expande, mas é na agricultura que a população cresce mais. Na lavoura de café, que é bastante comercializado no mercado internacional, ganha ajudas financeiras.
Nesse processo, passando por greves e crises o Brasil começa a de desenvolver e se tornar seguro, no meio de tudo isso acontece uma grave guerra, em que o Brasil é vitorioso, mas sai devastado economicamente. Essa foi a Guerra contra o Paraguai de 1865 a 1870, o Brasil teve mais dois aliados a Argentina e o Uruguai. As únicas coisas positivas em que o Brasil se beneficiou foram, pontos de terras e a livre navegação entre os rios, Paraguai e Paraná.
Com essa guerra o Brasil estava em colapso financeiro, teve que optar pelos empréstimos externos para custear a guerra.
Mas apesar da guerra o Brasil ainda tem um progresso material bom e o seu ritmo aumenta, e o crescimento começa a vigorar novamente, os empreendimentos antes citados, indústrias, comercio, agricultura continuam a crescer cada vez mais e se multiplicando, os escravos