Síntese - Currículo Básico para a escola publica do Paraná.
Pré escola – Pressupostos teóricos.
A defesa da escola publica está voltada para a expansão da oferta do ensino fundamental, como também para a melhoria da sua qualidade, o que é colocado em questão é a chamada pré escola que atende crianças de 0 à 6 anos de idade.
É igualmente fundamental afirmar que, na análise da sociedade, mais do que descrever os elementos que a compõem e a forma como se articulam no presente, as análises comumente feitas a respeito das Políticas Educacionais no que se refere às funções da Pré-escola têm evidenciado como principais a função de assistência e guarda, de preparação, de compensação e a de transmissão de conhecimentos.
A influência da escola no processo de socialização da criança, bem como os benefícios da escolarização precoce no sentido de preparar e/ou compensar a criança no que se refere ao desenvolvimento de habilidades necessárias à aquisição de conhecimentos posteriores: ler, escrever e contar, a “sensibilização” dos pais em relação à pré-escola não é um processo espontâneo, mas responde as necessidades postas na luta diária pela sua sobrevivência.
É importante destacar a forma como tem-se dado a interferência do Estado no atendimento à infância, no Brasil, ao longo de sua trajetória, é necessário superar a dicotomia entre educação e política, entendendo que as condições que viabilizarão a escola necessária devem ser conquistadas pela sociedade como um todo.
É preciso que na pré escola não haja diferença qualitativa entre educação não formal e a formal, ensinar apenas habilidades da escrita, leitura, e numerização e aquisição de conhecimentos da natureza não bastam pra uma apreensão histórica da realidade.
A educação Pré-escolar tem sido diferenciada em duas formas: a creche, na qual as crianças menores devem receber um atendimento às suas necessidades mais amplas, e a pré-escola, (a partir de 4 anos), marcada por um caráter mais educativo, na creche,