Síntese crítica do projeto político pedagógico
Jacobina BA
Janeiro/2012
Aline
Alexsandra Gomes
Ana Paula
Cicleide Correia
Marilene Rodrigues
Sulamita de Mendonça
Valtency Gonçalves Novais
Relatório.
Atividade apresentado como exigência da disciplina, Fisiologia animal e comparada, curso de Licenciatura em Biologia cumprindo as exigências da tutora Dart Cléa Fraga. Circuito 12.
Jacobina BA
Janeiro/2012
Relatório atividade teórico prática Fisiologia Animal e Comparada
No dia 18.12.2011, na cidade de Capim Grosso - BA, a nossa equipe se reuniu para realização da atividade teórico e pratica da matéria Fisiologia Animal e Comparada tendo a experiência sorteada em tutoria a n°1 Etologia da minhoca, material utilizado: minhoca, papel toalha, água, recipiente pequeno, pinça, fonte de Luz.
Método: Coletamos algumas minhocas grandes, sendo estas classificadas cientificamente: Reino: Animália
Filo: Annelida
Classe: Oligochaeta
Ordem: Haplotaxida
Família: Lumbricidae.
Forramos um recipiente com o papel toalha umedecido, colocamos as minhocas sobre o papel toalha e observamos seu comportamento inquieto; expomos as minhocas diretamente à luz e mais uma vez observamos que as minhocas estavam à procura de refugio para sair da luz. Com base em nossas observamos podermos responder as questões levantadas da seguinte forma:
1° Questão
O que acontece quando as minhocas são colocadas em um recipiente?
R: As minhocas não se agradaram muito, ficaram tentando entrar para baixo do papel e/ou sair do recipiente.
2° Questão:
Como é o corpo da minhoca?
R: Podemos descrever o corpo da minhoca como sendo comprido, cilíndrico, ligeiramente afunilado nas duas extremidades, mas um pouco achatado na parte traseira; região ventral achatada e mais clara do que a dorsal, que é escura. Não apresenta uma cabeça distinta do corpo confundindo-se com ele. Um adulto possui em média, 150 anéis ou segmentos. A parede do corpo é formada por