Síntese amor é contagioso
Aluna: Thaynara Regina
Professora: Idilene
Paciente Terminal
16 de Fevereiro 2013
Introdução Paciente terminal é quando, o próprio se tona irrecuperável diante da morte. Existem cinco fases: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Existem quatro tipos de morte na qual cada uma é individual: a morte social, morte psicológica, morte biológica. No caso dos sintomas do paciente, é que ele está acamado por muito tempo, sentem muitas dores. As modalidades de tratamento é um esforço para evitar que o paciente sinta dor, porque não há esperança de cura. Cirurgia, radiação e quimioterapia, são as modalidades mais usadas frequentemente. Cuidados paliativos é a qualidade de aliviar, e é o que mais interessa ao paciente.
Paciente terminal
Um paciente terminal é considerado sem esperança de cura terapêutica, ou com morte inevitável, ou seja, é a incapacidade de manter a homeostásia pela perda das funções e integridade celular, podendo ocasionar necrose ou morte.
Existem cinco fases que precedem a morte: 1. Negação 2. Raiva 3. Barganha 4. Depressão 5. Aceitação
Negação
É a não aceitação da realidade, a intensidade desse mecanismo de defesa depende muito do paciente e das pessoas que estão em volta dele, como essas pessoas vão lhe dá com essa dor.
Raiva
Surge devido à impossibilidade de manter a negação e o isolamento. É importante a compreensão das pessoas, porém a angustia é transformada em raiva na pessoa que fica debilitada de realizar atividades por conta da doença.
Barganha
Acontece após a negação e a raiva, que o paciente percebe que não adianta então a maioria dessas barganhas é feita com Deus. Ela envolve-se com a religiosidade e implora que Deus aceite sua “oferta” em troca de sua vida, faz promeças que vai com frequência à igreja, deixaria de beber, fumar etc. “Essa fase o paciente fica sereno, reflexivo e dócio”.
Depressão
Aparece quando o paciente toma consequência e sua debilidade