síndromes toxicológicas
O conhecimento das síndromes toxicológicas é essencial para o reconhecimento do agente intoxicante. A síndrome toxicológica é uma constelação de sinais e sintomas que sugerem uma classe específica de envenenamento. Sinais Sugestivos de Intoxicação.
As pacientes vítimas de intoxicações podem se apresentar com os mais variados sinais e sintomas ao exame clínico inicial. Entretanto, alguns dados da história clínica e do exame físico que não tenham explicação fácil, podem chamar a atenção para a possibilidade de tratar-se de intoxicação. Sinais e Sintomas Sugestivos de Intoxicação
História de overdose ou abuso de drogas não explicada
Ideação suicida ou Hx de tentativa prévia
Hiper / hipotensão
Doença psiquiátrica
Insuficiência respiratória
Agitação e alucinações
Aspiração
Torpor e coma
Broncoespasmo
Nistagmo rotatório
Insuficiência hepática
Delírio ou confusão mental
Insuficiência renal
Convulsões
Distúrbios eletrolíticos
Rigidez muscular
Rabdomiólise
Distonia
Polimedicado
Parada cardiopulmonar
FÁRMACOS QUE CAUSAM SINDROME
Historicamente, em todo o mundo, os medicamentos são as substâncias mais envolvidas em intoxicações. As causas mais freqüentes das intoxicações por medicamentos são os acidentes por descuido, principalmente em crianças, e as tentativas de suicídio em mulheres jovens. Também ocorrem as tentativas de aborto, erros de administração, prescrição médica inadequada e o abuso de substâncias psicoativas. Pouco estudadas, as interações medicamentosas deveriam ser mais valorizadas, pela importância que podem ter em diversas situações, principalmente nos pacientes com doenças crônicas, que usam vários medicamentos. Diversos fatores têm contribuído para um elevado número de intoxicações por medicamentos. Destacamos:
a) A falta de conhecimento da população quanto ao uso correto e os riscos que estes produtos podem oferecer.
b) As irregularidades na comercialização, permitindo a