Síndrome dos ovários policísticos - sop
Sinônimos
Ovários policísticos, anovulação por retrocontrole impróprio, síndrome de Stein Leventhal.
O que é?
É uma das causas mais comuns de irregularidade menstrual e de amenorréia secundária. clássicas características de ovários policísticos: obesidade, amenorréia, infertilidade e hirsutismo.
Estima-se que 5 a 10% das mulheres em idade reprodutiva apresentem esse distúrbio.
Etiologia
A síndrome dos ovários policisticos não tem uma etiologia conhecida, mas sabe-se que ocorre uma disfunção hipotalamica(pituitária)e resistência a insulina. A hiperinsulinemia estimularia a produção excessiva de androgênios pelos ovários.
Como se faz o Diagnóstico?
Pacientes com síndrome dos ovários policísticos têm, de modo característico, ciclos menstruais irregulares (amenorréia ou oligomenorréia).
Associado a anovulação crônica, as pacientes costumam apresentar hirsutismo (aumento de pêlos), acne, obesidade, infertilidade.
Algumas pacientes apresentam hemorragia uterina (sangramento vaginal aumentado e irregular).
Antes de diagnosticarmos síndrome dos ovários policísticos precisamos descartar outras doenças que podem manifestar-se com quadro clínico similar ao da síndrome dos ovários policísticos, tais como hiperprolactinemia (aumento da prolactina) e alterações da glândula supra-renal.
Quadro clínico
Pacientes com síndrome dos ovários policísticos procuram atendimento por diferentes motivos. Podem estar preocupadas com a irregularidade menstrual, com o excesso de pêlos, com a obesidade, com dificuldade para engravidar ou devido à acne de difícil tratamento.
Investigação
A história clínica é muito importante para o diagnóstico. Todas as causas de anovulação devem ser excluídas: ganho de peso excessivo, uso de drogas, secreção mamilar e outros quadros.
No exame clínico, devem ser pesquisados sinais de hiperandrogenismo: distribuição de pêlos, acne, distribuição de gordura corporal, trofismo dos genitais.
Nas