Síndrome de weil
É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais.
Descoberta: A leptospirose foi inicialmente descrita em 1880, por Larrey no Cairo, e posteriormente por Landouzy (Paris), em 1883, mas apenas em 1886 foi diagnosticado o 1 primeiro caso confirmado por Adolf Weil em Heidelberg na Alemanha.
Indicies no Brasil: No Brasil, a doença ocorre com maior frequência em áreas urbanas e regiões metropolitanas.
Causa: Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água das chuvas ou lama contaminadas poderá se infectar. As leptospiras presentes na água penetram no corpo humano pela pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento.
Sintomas: Os mais frequentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe e a dengue. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer vômitos, diarreia e tosse. Nas formas mais graves geralmente aparece icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e há a necessidade de cuidados especiais em caráter de internação hospitalar. O doente pode apresentar também hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, que podem levar à morte.
Prevenção: Deve-se evitar o contato com água ou lama de enchentes e impedir que crianças nadem ou brinquem nessas águas ou outros ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos.
Conclusão: A minha conclusão é que caso houver enchentes ou alagamentos próximos a sua casa ou na sua casa tente não entrar em contato direto com a Água,use uma luva e uma bota de borracha.
Referencial: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/leptospirose , http://pt.wikipedia.org/wiki/Leptospirose ,