síndrome de down
No presente trabalho, intitulado -Trissomia 21- (T21), abordaremos áreas que tratam da socialização do portador da síndrome de Down, bem como desenvolvimento, intervenção educativa, aptidões, sexualidade, características. A pesquisa insere-se no componente curricular Bases Biológicas, Genética no curso de Psicologia na instituição Anhanguera Educacional - Unidade de Rio Grande.
Como parte metodológica, apresentaremos entrevistas semi-estruturadas com profissionais relacionados a intervenções T21, podendo, assim compreender as noções de identidade social, processos e relações interpessoais de indivíduos com a anomalia. O interesse deste trabalho é fundamentado mais especificadamente no momento o qual ocorre a aberração cromossômica, características herdadas, as dificuldades no desenvolvimento da criança, acompanhamento familiar e profissional.
Quanto à organização e estrutura, estas se fundamentam, na primeira parte, de enquadramento teórico, conceito, síntese histórica, incidência, tipos de Trissomia, rastreia pré-natal e diagnóstico, características, desenvolvimento e intervenção. Já, na segunda, apresentaremos entrevistas com profissionais da área da psicologia envolvidos, ou que se relacionaram com o desenvolvimento e intervenção educativa de crianças portadoras da síndrome de Down.
Nas considerações finais abordaremos sobre as limitações e o desafio dos profissionais, familiares e demais instituições sociais tendo em vista uma proposta educativa que permeie a socialização e o desenvolvimento global dos sujeitos down.
Será que a maior dificuldade dos portadores da Síndrome de Down está nas relações sociais, na inserção ao meio, na educação e nas instituições que desenvolvem programas educativos para o desenvolvimento do individuo ou na própria inclusão familiar?
PARTE I – ENQUADRAMENTO TEÓRICO
2. CAPITULO I –
-TRISSOMIA 21-
A atual definição identifica a causa de deficiência mental de origem genética, cuja