Símbolos e Cultura
A vida dos seres humanos é ordenada por símbolos para organização de uma sociedade, pois sem elas ficaríamos desorientados, perdidos e sem direção, especialmente nos dias de hoje que a comunicação está mais acessível em todos os níveis sociais.
Através dos símbolos podemos perceber, pensar, fazer, imaginar e comunicar o que facilita a realização de nossas ações estabelecendo a cultura de uma sociedade. Assim os símbolos é a transição de nossa adaptação ao meio, interação com os outros, interpretação de vivência e nossa própria organização em grupos. Porém os sistemas simbólicos limitam a interação e organização humana de maneira que nós nos interessamos apenas para o sistema de símbolos que são relevantes ao interesses da sociologia. Nós humanos, usamos sinais que carregam significados combinados, ao invés dos genéticos como as sociedades de insetos; os homens criam e recriam os sinais para ditar as nossas percepções, conhecimentos e comportamentos, ou seja, organização social.
Sistema de linguagem pode determinar o nível de desenvolvimento e a adaptação de seus membros e seus modos o que pode alterar a organização de uma população; hoje com a expansão da tecnologia a informática tem elevado o nível da comunicação do mundo moderno e transformado uma sociedade mais complexa onde as informações e as condutas têm sido alteradas, bem diferente do tempo em que a comunicação era somente através da língua falada, a estrutura social à medida que evolui se torna mais dependente do modelo existente que modifica conforme as necessidades. Os valores de uma organização definem a moral e à adequação do comportamento ético, assim sendo, é permitido julgar, escolher e orientar as atitudes diante de situações adversas, juízos e as avaliações que os indivíduos desenvolvem por si mesmo e em grupos, os gestos, gostos e atitudes pelos quais os agentes sociais manifestam uma apreciação da realidade, os valores se diferem de região mostrando que não são uma verdade