Símbolos do direito
OS SÍMBOLOS DO DIREITO
Wellington de Marchi, aluno do 9º Semestre do
Curso de Direito do CENTRO UNIVERSITÁRIO
NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO – CEUNSP
SALTO.
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar aos alunos do Curso de Direito as várias figuras que os cercam e quais os seus verdadeiros significados, levando para os futuros advogados conhecimento e curiosidades da história do direito.
PALAVRAS – CHAVE: símbolos - justiça.
INTRODUÇÃO
Antes de iniciar este trabalho deve-se, primeiramente, estudar o significado da palavra símbolo como forma de expressão.
Desde os primórdios da civilização o homem utiliza-se de imagens para expressar suas idéias, expressar seus sentimentos e até mesmo contar um pouco do seu dia a dia, assim aprendemos como era o passado para podermos entender o futuro.
Segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, a palavra símbolo significa:
Aquilo que, por um princípio de analogia, representa ou substitui outra coisa: A balança é o símbolo da justiça. Aquilo que, por sua forma ou sua natureza, evoca, representa ou substitui, num determinado contexto, algo abstrato ou ausente (FERREIRA, 1986).
2
Para entender cada figura e seus significados deve-se retomar a história do direito, mais precisamente na Grécia, onde os Deuses são idolatrados tendo cada um deles um significado diferente.
Na Justiça tem-se alguns símbolos representados por deuses - com ou sem venda - a espada, a balança, entre outros que serão vistos no decorrer deste trabalho.
Abaixo ver-se-á o significado de cada um deles têm para o direito.
AS FIGURAS DO DIREITO
Passar-se-á agora a apresentar algumas das figuras mais importantes da justiça e seus significados. 1) THÊMIS
1
Na grande parte dfos livros de História Greco-romana, Thêmis figura como a filha de
Urano, Deus do Céu, e de Gaia, Deusa de Terra, Thêmis era conhecida como a guardiã dos juramentos dos homens e da lei, sendo invocada nos julgamentos diante