Sífilis
Secundária:A pessoa acha que está curada, mas a bactéria continua se disseminando e acomete vários órgãos. Passa diretamente para o segundo estágio, no qual a doença é mais infectante e atinge todos os órgãos inclusive o sistema nervoso central. aparecem manchas vermelhas na pele, predominantemente, em torno da boca e nas regiões palmares e plantares. Essas lesões não coçam, não ardem. Pode haver febre, mal-estar, dores nas juntas, cansaço, dor de garganta, rouquidão e dor ao deglutir, pois, muitas vezes, aparecem feridas no céu da boca, por exemplo. Tbm pode ocorrer a presença de ínguas ou caroços nas regiões submandibular
Terciário: No estágio terciário, a sífilis pode provocar lesões cutâneas muito características. São lesões em relevo que lembram uma ferradura ou um semicírculo. Quando são mais agressivas e há comprometimento do tecido gorduroso, elas recebem o nome especial de goma. Na verdade, a agressão começa no tecido gorduroso e vai rompendo os outros tecidos até exteriorizar-se na pele. O mais importante, porém, na sífilis terciária é que essa goma pode manifestar-se na massa encefálica e levar as pessoas à demência, à paralisia ou à morte.
30% das pessoas internadas nos Manicômios do Estado são portadoras de demência sifilítica Pela falta de tratamento na fase primária da doença.
Congênita: Quando a mulher grávida adquire a