Séries de pagamentos
1.1 Noções iniciais sobre fluxo de caixa Um fluxo de caixa representa uma série de pagamentos ou de recebimentos que se estima ocorrer em determinado intervalo de tempo. É usual defrontar-se com operações financeiras que se representam por um fluxo de caixa. Citando como exemplo, empréstimos e financiamentos de diferentes tipos costumam envolver uma sequência de desembolsos periódicos de caixa. De maneira idêntica, têm-se os fluxos de pagamentos/recebimentos de aluguéis, de prestações oriundas de compras a prazo, de investimentos empresariais, de dividendos etc. Os fluxos de caixa podem-se verificar das mais variadas formas e tipos em termos de períodos de ocorrência (postecipados, antecipados ou diferidos), de periodicidade (períodos iguais entre si ou diferentes), de duração (limitados ou indeferidos) e de valores (constantes ou variáveis).
1.2 Séries de pagamentos – Tipos de séries de pagamentos » Pagamentos postecipados Os pagamentos e/ou recebimentos são feitos no final de um período, ou seja, por exemplo, se os pagamentos e/ou recebimentos forem definidos em parcelas mensais, o primeiro pagamento deverá ser feito no final do primeiro mês. **Para ativar esta modalidade de pagamentos na Hp 12c: Tecle G e em seguida, 8 “End”
Fórmula:
Diagrama:
EXEMPLO:
• Um lote é vendido em 5 prestações mensais e iguais de R$100.000,00 cada, sendo a primeira com vencimento para 30 dias. Se a taxa do financiamento for de 3% a.m. Determine o preço à vista deste lote.
Ativar na HP12c a modalidade END (G; 8), por se tratar de um pagamento postecipado.
DADOS:
n = 5 m
PMT = 100.000,00 i = 3% a.m.
PV = ?
RESOLUÇÃO NA HP12C:
PV = R$ 457.970,72
» Pagamentos antecipados Nas séries antecipadas os pagamentos e/ou recebimentos são realizados imediatamente após a negociação, ou seja, começa a ocorrer antes do final do primeiro período, conforme é representado graficamente abaixo.