Série triboelétrica
Uma mesma substância pode ficar eletrizada positivamente ou negativamente, conforme o tipo da outra substância com que ela é atritada.
qual material cederá elétrons numa eletrização por atrito
Com base nesse fato elaborou-se uma lista de substâncias de tal modo que cada uma se eletriza com carga positiva quando atritada com qualquer outra substância que lhe é posterior na lista, ficando essa última, consequetemente carregada negativamente. A esta lista denominou-se série triboelétrica.
Lei de Charles duFay: dois tipos de fluido: positivo (vítreo) e negativo (resinoso). Cargas iguais se repelem, cargas diferentes se atraem.
|ATRAÇÃO |REPULSÃO |
|(+) → ← (-) |← (-) (-) → |
[pic]
Bibbliografia
http://www.rc.unesp.br/showdefisica/99_Explor_Eletrizacao/paginas%20htmls/S%C3%A9rie%20Triboel%C3%A9trica.htm
http://www.cursodefisica.com.br/eletricidade/eletrostatica/242-lei-de-charles-dufay-eserietriboeletricahttp://fisicalivre.org/aoc/Resumos_Fisica/8SR_Eletrostatica.pdf
Existem basicamente três processos de eletrização conhecidos. Por atrito, por contato (condução) e por indução. A eletrização por atrito ocorre basicamente com materiais considerados isolantes. Um dos materiais, quando friccionado com outro material, perde elétrons e fica carregado positivamente. O outro material ganha estes elétrons ficando carregado negativamente conforme mostra a figura 01.
[pic]
Figura 01: representação das três etapas do processo de eletrização por atrito. Inicialmente, os corpos são neutros. Depois, eles são friccionados. E por último, ambos estão carregados com cargas iguais em módulo, porém sinais contrários.
Já no processo de indução, exige-se um material condutor pra ser utilizado