Século xx - a construção de uma nova sociedade
Tratou-se de um empreendimento revolucionário exaltante - num processo irregular e acidentado - que se revelou ser mais complexo e demorado que as previsões anunciadas pelos seus dirigentes, e sujeito a funestas deformações conduzindo à reversibilidade do próprio processo - visou transformar e em grande medida transformou em realidades profundas, sentidas e justas aspirações e sonhos da imensa maioria da Humanidade - de todos os explorados, oprimidos, discriminados por motivo de classe, de raça, de sexo, de ideias.
Depois de milénios de sociedades cujos sistemas socioeconómicos e cujo desenvolvimento se basearam sempre na exploração de umas classes por outras classes, na exploração dos que trabalham e constituem a grande maioria dos povos por uma minoria detentora dos meios de produção, do Estado e do Poder - as revoluções socialistas, com o poder dos trabalhadores, empreenderam a construção de uma nova sociedade sem exploradores nem explorados, sem classes antagónicas, sem discriminações e injustiças sociais, uma nova sociedade na qual o bem-estar material e espiritual do povo e a democracia nas suas vertentes económica, social, política e cultural tem necessariamente de ser um objectivo básico de toda a política.
2. O capitalismo tem revelado uma elevada capacidade de resistência e de adaptação. Na base da revolução científica e tecnológica, das novas tecnologias, da mundialização da