Século XX uma era de incertezas
O século XIX foi um período marcado por grandes convicções. De modo geral, muitos filósofos estavam confiantes no poder da razão, os cientistas entusiasmados com o progresso tecnológico, os capitalistas radiantes com as vantagens da expansão industrial, os românticos vibrando com a valorização da pátria e dos sentimentos nacionais, os socialistas pregando ardorosamente a construção do socialismo, e assim por diante. Poucas dessas convicções subsistiram intactas no século XX, que foi, por isso, caracterizado como uma era de incertezas.
2º Mundo de contrastes
Como definir os principais acontecimentos do século XX?
Duas guerras mundiais derramaram sangue numa escala jamais vista na história. A Revolução Russa impulsionou a ascensão do socialismo em várias partes do mundo e, quase ao findar o século, desembocou no colapso da União Soviética. A explosão da barbárie nazista aterrorizou o mundo.
Depois da Segunda Guerra, a tecnologia deu um salto vertiginoso. Telescópios hiperpotentes exploraram os confins do universo. Naves espaciais iniciaram a conquista do cosmo. A engenharia genética registrou avanços antes restritos aos livros de ficção. Os computadores, a internet, o telefone celular chegaram à vida cotidiana de milhões de usuários em todo mundo.
No entanto, a tecnologia trouxe também a corrida armamentista, o medo da destruição atômica e a degradação ambiental. E os avanços tecnológicos fizeram pouco para diminuir as imensas desigualdades sociais do mundo. Calcula-se que 80% da renda mundial concentram-se nas mãos de 15% da população do planeta, enquanto mais da metade da humanidade ainda enfrenta os problemas de desnutrição, falta de moradia, desamparo à saúde e à educação.
3º EXISTENCIALISMO – A aventura e o drama da existência
O termo existencialismo designa o conjunto de tendências filosóficas que, embora divergentes em vários aspectos, tem na existência humana o ponto de partida e o objeto fundamental de