Século XVIII - Um problema
SÉCULO XVIII - UM PROBLEMA
LIVRO FEITO A PEDIDO DO PROFESSOR
Fernando Teixeira
AGRADECIMENTOS AOS PROFESSORES
Roseli, Camila, Clesner e Carlão
COM CONTRIBUIÇÃO DA MINHA QUERIDA AMIGA
Internet
Índice
Introdução 5
1. Poluição 7
1.1 Ar 9
1.2 Solo 11
1.3 Água 13
2. Efeito Estufa 15
3. Chuva Ácida 18
4. Camada de Ozônio 20
Bibliografia 22
Introdução
Sem dúvida, hoje, um dos principais assuntos em discussões são os problemas ambientais. Depois de séculos sem se preocupar com o meio ambiente, hoje escolas, indústrias, empresas e ONGs se unem para tentar combater os problemas causados principalmente pelo homem ao planeta. Problemas que não só afetam o meio ambiente, por meio da fauna (não inclua ser humano), da flora, dos ares, das águas, etc., mas também a nós mesmos.
Inundações, secas, catástrofes naturais, falta de alimento e de combustível são apenas algumas das consequências que já começam a ser sentidas – e a previsão de cientistas e pesquisadores é que este cenário piore.
1. Poluição
Primeiramente vamos definir o termo “poluição”: é o termo referente a degradação ambiental por agentes poluentes, ou seja, matéria ou estado de luz, calor ou som impróprios ao meio ambiente em que foram colocados, causando assim degradação.
A Culpa é Das Indústrias – Green, John “Poluente”
É aceito como início desse problema a Revolução Industrial do século XVIII, quando, nas indústrias, começaram a surgir máquinas movidas a carvão que substituíram a mão de obra humana. Com isso, houve uma maior produção, um número maior de vendas de produto, consolidando o capitalismo e consequentemente o uso de matéria prima do meio ambiente aumentou, destruindo importantes recursos naturais.
Graças ao emprego das indústrias, que ainda necessitavam de empregados para operarem as máquinas, as pessoas começaram a se mudar mais para os centros urbanos, havendo assim um enorme aumento das cidades, com prédios enormes e pouca vegetação, as chamadas