São Tomás de Aquino e as 5 provas da Existência de Deus
Av. JK nº. 65 – Bairro Alaíta
CEP-35.680-415 – Itaúna – MG – Fone: (37) 3241-2473 seminariosaojosepropedeutico@gmail.com FILOSOFIA
Tomás de Aquino
Kleiber de Carvalho Ferreira 1º Período – Propedêutico 2012 Pe. Adriano de Oliveira
Tomás de Aquino
1. Vida e obras
Tomás de Aquino foi um gênio e um dos maiores pensadores de todos os tempos. Elaborou um sistema de saber admirável pela lógica e conexão das partes. Seguia conceitos aristotélicos. Era italiano por parte do pai e normando por parte da mãe. Nasceu em Roccassecca, no sul de Lácio em 1221. Iniciou sua educação na abadia de Montecassino, pois o abade era um poderoso feudatário, porém, às brigas do Papa com o Imperado fez com que a abadia caísse em abandono e decadência.
Prosseguiu seus estudos em Nápoles, na universidade fundada por Frederico II. Lá entrou em contato com a ordem dominicana, onde decidiu ingressar-se, pois estava atraído pela nova forma de vida religiosa, aberta as novas instâncias sociais, que estava envolvida no debate cultural e livre de interesses mundanos. Sua família foi contra sua ingressão na ordem, porém sua decisão foi firme. Entre o período de 1248 e 1252 foi discípulo de Alberto Magno em Colônia onde mostrou seu talento especulativo. Tomás era chamado de “boi mudo” pelo comportamento reservado e silencioso, mas, quando expôs o problema sobre uma quaestio com tanta profundidade e limpidez que Alberto exclamou: “Este moço que nós chamamos de 'boi mudo', mugirá tão forte que se fará ouvir no mundo inteiro!”
Em 1252, o mestre geral da ordem solicitou um jovem bacharel para encaminhar à Universidade de Paris, para a carreira acadêmica, e Alberto indicou Tomás. Ensinou em Paris de 1252 a 1256 e nesse período escreveu os opúsculos De ente es essentia e De principiis natutarae, nos quais ele expôs seus princípios metafísicos gerais em que iria inspirar em suas posteriores