São Pedro de Rates
Escola Profissional Gustave Eiffel
Curso de Comunicação Marketing Relações Públicas e Publicidade
História e Cultura das Artes
Professora Paula Silva
Pedro Guedes
107646
Turma 354
Índice
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de História e Cultura das Artes, onde irá ser desenvolvida e caracterizada a Igreja de São Pedro de Rates.
Esta Igreja localiza-se em São Pedro de Rates no concelho da Póvoa de Varzim. Constitui um dos mais importantes monumentos românicos medievais dada a relevância das formas arquitetónicas e escultóricas. É um dos mais importantes mosteiros beneditinos clunicenses e está ligado à lenda de São Pedro de Rates, mítico primeiro bispo de Braga.
Igreja de São Pedro De Rates
História
A Igreja de São Pedro de Rates foi reconstruída durante o período condal, no século XI, como evidenciam alguns elementos nela presente, principalmente um aparente ante-corpo ocidental, provável "narthex" do templo pré-românico, onde foi encontrada uma estela romana, depois cristianizada pelos séculos VI-VII e reaproveitada na fase pré-românica. Desta última restam poucos vestígios, destacando-se as bases das colunas junto à entrada principal e alguns capitéis. O edifício atual é resultado da refundação cluniacense do século XIII, graças à doação de Henrique de Borgonha, Conde de Portugal e Teresa de Leão do mosteiro de Rates. Até 1552, a Igreja guardava o Corpo de São Pedro de Rates antes de este ter sido transferido para a Sé de Braga. São Pedro de Rates foi um bispo ordenado por Santiago Mata-Mouros, que foi decapitado quando celebrava uma missa. Este edifício está classificado como Monumento Nacional.
Características
A Igreja de São Pedro de Rates apresenta três naves e quatro tramos, de falso transepto, que revela várias hesitações e irregularidades na sua estrutura como, por exemplo, as diferente larguras