São paulo
* É composta pelos segmentos produtores de fármacos (matérias-primas farmacêuticas) e de medicamentos.
* Reproduzindo característica do ramo em todo o mundo, no Brasil, essa indústria apresenta estrutura concentrada, sob controle de um pequeno grupo de empresas de grande porte, principalmente de capital estrangeiro.
* O Estado de São Paulo destaca-se no cenário nacional por concentrar, de forma majoritária, todos os agentes do complexo industrial da saúde, principalmente nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e de Campinas. Segundo o IBGE, com 42% das unidades locais e 53% do pessoal ocupado, o Estado foi responsável, em 2009, por 70% do Valor da Transformação Industrial - VTI do segmento no país.
* Com o objetivo de incrementar um dos grandes desafios competitivos do setor farmacêutico brasileiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES possui, entre suas linhas de financiamento, o Programa BNDES de Apoio ao Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde - BNDES Profarma. Voltado a todos os setores do complexo industrial da saúde, o programa inclui, entre seus objetivos estratégicos, o estímulo à disseminação da atividade inovadora.
* O governo paulista, através da Fundação para o Remédio Popular - Furp, destaca-se como produtor de medicamentos.
Petróleo e Gás Natural * Suas cinco refinarias representam 42% da capacidade total do País, além de serem responsáveis por significativa produção de derivados, nesse segmento de refino, a participação do Estado de São Paulo assume destaque. * como gasolina, GLP, óleo diesel, querosene, entre outros. * Esse desempenho relaciona-se estreitamente com o mercado regional de combustíveis derivados de petróleo, no qual São Paulo assume relevância, com 25% do mercado nacional. O Estado sobressai